Internet Explorer 8 x Windows XP SP3, a confusão

29/08/2008


No post do lançamento do Internet Explorer 8 Beta 2, eu prometi ([…] Mais informações daqui a pouco […]) que iria fazer uma análise minha da nova versão do navegador, mas como vocês perceberam, não saiu nada. A culpa não é minha e sim “da Microsoft”, entenda porquê.

Bom, pouco antes do lançamento do Windows XP SP3, houve uma informação dada pela Microsoft sobre toda esta confusão. Pois bem, formatei o computador em maio, daí pra frente tive problemas com o Windows Media Player e agora, com o Internet Explorer.

A versão do IE que veio instalada no meu computador era a 7.0.5730.11, ou seja uma versão “quase” final, pois a versão final mesmo é a 7.0.5730.13. Enfim, resolvi baixar essa versão final para instalar no computador (Isso quando eu já tinha o Service Pack 3), daí começaram os problemas.

O instalador sempre terminava em erro: “O Internet Explorer não pôde ser instalado”, até que no dia 27, quando saiu o IE8 baixei, tentei instalar, e nada. Resolvi remover o IE7 para instalar o 8 Beta 2, daí é que ficou pior. Pois agora estou com IE6 e o ponto de restauração que criei antes de desinstalar traz o IE7 corrompido.

Tive uma idéia ainda mais radical que foi confirmada com essa notícia do Baboo, o plano era o seguinte:

  1. Baixar o Windows XP SP3 todo de novo
  2. Reinstalar por cima para que ele aparecesse no Adicionar/Remover programas pois não estava aparecendo
  3. Remover o Service Pack 3
  4. Tentar instalar o Internet Explroer 8 Beta 2
  5. Instalar o Service Pack 3 novamente

Tudo isso para nada, porque depois de 2 reinstalações do SP3, o teimoso não aparece no Adicionar/Remover programas para que eu possa fazer da parte 3 em diante citada acima.

Enfim, provavelmente a Microsoft poderia resolver isso com uma atualização, por isso irei notificá-la, pois agora nem 7 nem 8, estou é com o IE6!

Conclusão: Não remova o IE8/7 se você tiver o SP3 instalado, pois tenho quase certeza que foi essa a causa do SP ter sumido do Adicionar e remover programas do Windows.

31 Responses to “Internet Explorer 8 x Windows XP SP3, a confusão”

  1. Rafael Perez Says:

    Seguinte…

    Quando foi lançado o SP3 em sua versão final para download no site da Microsoft, havia um arquivo indicado nos ‘Downloads Relacionados’ em html, era tipo um notas da versão para dar dicas sobre as mudanças no novo SP3.

    Nele, havia escrito: “Para que não haja problemas na desinstalação do IE7, desinstale-o antes de instalar o SP3 e depois reinstale-o de novo”.

    Foi o que eu fiz, e uso o IE7 no SP3 normalmente.

    OBS: Eu gravei este arquivo junto com o meu CD do SP3, mas não estou com o CD agora e nem achei-o no site da Microsoft para download. Prometo postar aqui novamente com o link do arquivo.

  2. Igor Says:

    Huahuahuahauhauhuahau… se f***! Eu tmbm fazia isso pra aumentar o espaço no hd! tinha vezes k ele apagava 6 gigas soh de pontos de restauração… mas eu aprendi a deixar desde k me aconteceu o incidente do primeiro recado!


  3. Beta, o que queria? Isso aconteceu com o IE7 também.

    Opera & Firefox, ponto de exclamação xD

  4. 20auxiliar Says:

    Pois é o prório windows update regrediu a versão IE8 p/ IE, 6tive q desinstalar o SP3, instalar o IE7 p/ conseguir reinstalar o SP3. Me toquei disso porque, qndo vc vai bxr o IE 7 no site da Microsoft, ele pergunta qual sua versão do windows e só da a opção do SP2 e não o SP3, o que seria experado. Há! Consegui desinstalar o Windows media player, já uso vários programas enão quero mais um q faça mesma coisa e como o mesmo não tem plugin/codec p/ arquivos de áudio SHN… perdeu (deu um pouco de trabalho, mas q o removi, removi).
    Mas processo pode ser repetido por outros) quem tiver interesse me contacta que dou o caminho das pedras.

  5. Gato Guga Says:

    A questão é que o IE8 só tem instalação para quem está usando o XP SP2. No SP3 nem tente que nunca conseguirá. Mas quem tem o SP2 pode instalar o IE8 e DEPOIS instalar o SP3. Simples assim e vamos parar com tantos chutes.

  6. fitro Says:

    O IE só serve para baixar o firefox!


Deixe uma resposta

