Fraunhofer licencia MPEG Surround para rádios e TVs portáteis

17/09/2008


O criador da tecnologia MP3, Fraunhofer IIS, em associação com a Dolby Labels, LSI Corp. e Phillips Applied Technologies anunciou os termos de licença para MPEG Surround, que promete um som com muito mais qualidade de reprodução para rádios e TVs portáteis (como de celular) em alta-definição.

A aliança tem sido feita para apoiar a adoção e o crescimento da utilização de MPEG Surround, internacionalmente denominada de MPEG-D. O espetáculo de eletrônica IFA em Munique – Alemanha, Fraunhofer IIS revelou sua parceira com a rádio digital Rockantenne, que agora está utilizando a tecnologia Surround 5.1.

MPEG Surround adiciona a qualquer formato de áudio uma qualidade de som inovadora, segundo Fraunhofer. “Recria o som surround em dispositivos compatíveis e não afeta o efeito estéreo dos dispositivos incompatíveis. A Utilização do MPEG Surround está relacionada também a formatos de arquivos HE-AAC, o som é reproduzido com muita qualidade até em taxa de bits baixa, como as que utilizam a tecnologia Surround 5.1 em uma taxa de 64Kbp/s mais ou menos”. disse Fraunhofer.

Enquanto o som Surround 5.1 não é altamente discreto, já que, dependendo do formato, adiciona uma pequena taxa de bits (4 Kbps) nas músicas ou áudios salvas utilizando a tecnologia Surround 5.1. Esta é uma forma simples de saber que o áudio está utilizando tecnologia 5.1, é adicionada 4Kbps à taxa de bits, por exemplo, um áudio com 64 Kbp/s, vai ter 68 Kbp/s e assim por diante.

A legalização (ou normalização, como preferir) do MPEG Surround foi finalizada ano passado, e hoje, os titulares de patentes anunciam em comum taxas de licenciamento para empresas de desenvolvimento de produtos que poderão utilizar e trabalhar com a nova tecnologia e com os novos formatos de áudio.

E Fraunhofer concluiu: “MPEG Surround 5.1 não pode ser confundida com o MP3 Surround, que estreou a há quase cinco anos e recentemente foi incluída no Sony Playstation 3.”

MP3 Surround foi vista com pouca aceitação desde o lançamento, mas Fraunhofer espera que a flexibilidade do MPEG Surround tornará os serviços como radio online, radio digital e televisão portátil bem melhores. A empresa afirma que DAB na Europa e rádios em alta definição nos EUA poderão se beneficiar do novo som surround com pouca sobrecarga. DAB foi criticada várias vezes por ser pior do que um FM estéreo analógico.

Fraunhofer estreou, efetivamente, o MPEG Surround na conferência anual 3GSM em 2007, centrando a dispositivos móveis, como telefone celulares. DVB-C e MediaFLO são dois padrões de TV móveis que poderiam ser melhoradas com o som surround mesmo na utilizações de auscultadores e fones de ouvido padrão.

A empresa diz que “especificamente para aplicativos portatéis, MPEG Surround oferece um modo binaural, fornece processamento espacial e reprodução de áudio multi-canal em fones de ouvido estéreo”.

A tecnologia também é aplicada em formatos de áudio para computador. Para mais informações, visitar o site oficial da MPEG Surround.

https://i1.wp.com/i308.photobucket.com/albums/kk339/WindowsNET/Via.png Via: BetaNews

Anúncios

2 Responses to “Fraunhofer licencia MPEG Surround para rádios e TVs portáteis”

  1. Fabrício Says:

    Marlon, Window Live Suite 2009 em português > http://download.live.com/

    Acredito que seja a versão final.

  2. Cristian Says:

    Éra pro Marlon ma eu peguei a dica do Fabricio ali :D’


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: