Review do Windows Internet Explorer 8 Beta 2

17/09/2008


Olá pessoal! Estou escrevendo este pequeno resumo sobre o Windows Internet Explorer 8 Beta 2, destacando seus pontos-fortes, fracos e algumas observações. Espero que gostem!🙂

https://marlonpalmas.files.wordpress.com/2008/09/internet-explorer.png?w=148A nova versão final do IE está chegando, e é bom saber de algumas novidades que estarão. Agora, com o lançamento do Beta 2 do IE8, pode se perceber mudanças significativas no visual e no funcionamento do próprio navegador. Está mais rápido, mais seguro, mais eficiente. Mas eu não estou aqui para agradar aos utilizadores do IE8, ou os que não utilizam o IE, estou aqui apenas para falar um pouco sobre ele. Ele possui diversos recursos novos que valem a pena conferir, é claro, o IE está longe de ser perfeito, mas é sempre bom dar uma chance! Não é verdade?

Aceleradores

Aceleradores disponiveis quando você seleciona um texto

Aceleradores disponíveis quando você seleciona um texto

Aí está um recurso novo do IE8, os Aceleradores ajudam o usuário a ter acesso a várias fontes de informações, como mapas, sites de pesquisa, traduções, dicionários e outros em uma única janela. Basta selecionar o texto e procurar informações sobre, basta selecionar termos, e com um simples clique, você consegue encontrar as informações que você precisa em um piscar de olhos.
A Microsoft diz: “Finalmente a Web foi automatizada.”. Desse novo recurso eu não tenho muito o que falar sobre, apesar de que eu não sei se isso é algo inovador ou se ela copiou mais uma vez de algum navegador, o que ela costuma fazer sempre.

WebSlices

WebSlices

WebSlices

“Tá” ai, WebSlices para todo mundo. Mensagem animadora não? Até que o WebSlice pode ser um recurso muito útil para usuários e adoradores do IE, já que é como uma forma diferente de Feed, já que você clica no botãozinho e aparece uma janelinha pop-up com algumas informações. Com WebSlices você recebe atualizações de notícias, meteorologia, calendários, atualizações do seu blog favorito, atualizações de seus miguxos do FaceBook (se você estiver logado) ou outras coisas que você ache importante saber. Vamos pegar como exemplo o WindowsNET (!?!?!?!?!?!), você vem, assina o WebSlice da WindowsNET (é claro que ainda não tem um, mas quem sabe em breve?), e, quando nós postarmos uma nova notícia, o IE8 avisa sobre a atualização, e você pode clicar, saber do que se trata o novo artigo, e se te interessar, você pode ler a noticia inteira.

InPrivate

IE no Modo InPrivate

IE no Modo InPrivate

Você está na casa da namorada, e está usando o computador dela. É claro que você não quer que ela saiba os sites que você visita (vai lá saber quais os sites que você visita! huahuahua), ou você está usando um computador público, computador do seu irmão ou quem quer que seja, e você não quer deixar vestígios sobre as páginas que você visitou. Fácil, use o InPrivate. O InPrivate é um recurso do IE8 que, ele não salva cookies, não salva histórico, não salva algumas sessões autenticadas e outros dados importantes. Ele bloqueia o armazenamento desses dados e não permite que outras pessoas saibam que você visita certos sites (Para algumas pessoas esse recurso é um presente de Deus! huahuahuaha)

Modo de compatibilidade

Exemplo, você está visitando um site, e derrepente você percebe que as colunas estão todas bagunçadas, os botões fora de ordem, imagem tampando uma parte da manchete que você achou mais importante do site de noticia que você está todo entusiasmado para ler, ou o site não está funcionando direito, etc. O modo de compatibilidade permite você visualizar os sites que são, parcialmente ou completamente incompatíveis com o IE8, embora utilize o mecanismo do IE7 para isso.

Restaurar sessões anteriores

Aba recuperada pelo IE

Meu Deus o computador deu pau! Calma, o IE8 pode recuperar pra você as páginas que estavam abertas no momento do imprevisto. Eu nem posso dizer nada sobre este recurso, já que o nosso queridinho Firefox já tinha esse recurso a séculos e só agora foi implantado no IE… interessante não?

Developer Tools (Ferramentas para Desenvolvedores)

Developer Tools

Developer Tools

Você está desenvolvendo seu site. Derrepente você percebe que ele não funciona como você queria no IE8, e quer achar onde está o problema. Fácil, use o Developer Tools.
Este novo recurso permite aos desenvolvedores visualizar o código-fonte da página, em vários modos, você pode visualizar o CSS, HTML, caminhos de imagens, desabilitar recursos, validar o código para ver se está tudo certinho e outras funções legais.

Você pode visualizar o código em compatibilidade com outras versões do IE, por exemplo, você pode ver como ficaria o código interpretado no IE7, ou no IE8. Pode testar a página com recursos desabilitados como cookies e outros, tudo para você ter a melhor experiência do seu site no IE8.

Pesquisa visual

Pesquisa visual

Pesquisa visual

Do que poderia ser a Web sem a pesquisa? Já imaginou o inferno que seria? Então, o IE8 facilita o modo de fazer pesquisas online, enquanto você digita a pesquisa, o IE8 vai dando sugestões de pesquisa, mostrando imagens e gráficos e sugerindo sites relacionados. Ajudando você encontrar o que você precisa rapidamente.

SmartScreen

SmartScreen

SmartScreen

O SmartScreen previne que sites maliciosos possam obter seus dados pessoais, trabalha junto com ferramentas antiphising para manter você seguro enquanto navega pela imensidão da Web. Bloqueia janelas pop-up e outras ameaças.
Pode se dizer que a Microsoft realmente investiu muito em segurança, claro, com tantos recursos de segurança, as vezes deixam os usuários com raiva, como por exemplo o DEP (Data Execution Prevention) do Windows Vista, que apita toda vez que você vai abrir um programinha ou fazer alguma alteração no sistema.

Velocidade e desempenho

O IE8 está muito melhor se comparar ao IE7, é claro, na minha opinião ainda não chega aos pés do Firefox, mas bem que alguns recursos me fazem me sentir feliz navegando nele.
Logo quando você instala e usa o IE8, você percebe que o navegador está muito mais rápido, as páginas e imagens carregam mais rapidamente, ele abre mais rápido (bem que o computador ainda pensa um pouco antes de abrir, mas se comparar ao IE7 não tem nem comparação). O Desempenho do navegador aumentou e muito neste Beta 2, e quem sabe, poderá melhorar mais ainda com a versão final.

Final

Bem pessoal, é isso ai. Escrevi este pequeno review sobre o que há de mais importante no novo IE8. Espero que gostem. O IE8 está sim indo para um bom caminho, mas para superar o Firefox, ainda falta muito chão, mas a Microsoft pode pensar um pouco mais e quem sabe, conseguir competir com o concorrente.

Eu realmente gostei do novo IE8, as novas funções, novos recursos, velocidade, mais desempenho e muitas ferramentas úteis.

Para saber mais sobre os novos recursos do IE8 e aprimoramentos, faça um tour do Internet Explorer 8

7 Responses to “Review do Windows Internet Explorer 8 Beta 2”


  1. hum… interessante o artigo… se continuar desse jeito vai humilhar o FF! eu to usando…

    so uma correção (eu acho):

    “..exemplo o DEP (Data Execution Prevention) do Windows Vista…”

    esse recurso foi renomeado na versão final para “UAC (User Account Control, ou Controle de Conta de Usuário)”😉 corrige ai, se tiver errado mesmo😛

  2. Seu Madruga Says:

    Humilhar o FF?. Tem trabalhar muito e ter muitos add-ons para isso.


  3. Thomas, acho que se referia ao ‘Modo protegido”.


  4. Paulo: mas não é o DEPque fica apitando quando você vai abrir algum instalador ou modificar o sistema, e sim o UAC😉 o DEP existe, mas não apita tanto😛

  5. Axys Says:

    asuhaushaushuas.. eu acho ki me empolguei de mais e acabei colocando o recurso errado! ^^


  6. Axys:
    entao edita o poste ué xD

  7. Axys Says:

    Não dá!
    O Marlon que tem que editar.
    A WP diz que eu não tenho permissões para alterar posts (nem os meus!) lol


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: