China espiando mensagens no Skype

06/10/2008


A China vem acompanhando e censurando mensagens enviadas através do serviço de internet Skype, segundo investigadores.

Citizen Lab, um grupo de investigação canadense, diz que encontrou um banco de dados contendo milhares de mensagens politicamente sensíveis, que teriam sido bloqueados pela China.

Além dados também foram exibidos publicamente dados pessoais sobre tais assinantes.

A Skype disse que sabia sobre a filtragem de dados pelos parceiros chineses, mas que era por causa das violações de segurança do local.

Os investigadores da Citizen Lab, com base na Universidade de Toronto, dizem que eles descobriram um gigantesco sistema de vigilância que tinha pego e armazenado as mensagens enviadas através de linhas telefônicas e serviço de mensagens escritas.

O banco de dados armazenou mais de 150000 mensagens que incluía palavras como “democracia” e “Tibete” e frases relacionadas com o movimento espiritual proibido, Falun Gong, além de outras palavras relacionadas à política.

“Essas mensagens de texto, juntamente com milhões de registros que contenham informações pessoais, são armazenadas em servidores web acessível ao público inseguro”, disse Citizen Lab no relatório, intitulado “Violação Brusca”.

Eles disseram que, usando um nome de usuário, foi possível identificar todas as pessoas que tinham enviado ou as mensagens a partir de um usuário original.

Leis de reunião

O Skype é operado na China como Tom-Skype.

Citizen Lab disse que é “evidente” que Tom estava em “extensiva contratação de vigilância aparentemente pouco respeitável para a segurança e privacidade de usuários do serviço Skype”.

Eles falaram que Tom Online e Skype estão cooperando com o governo chinês no acompanhamento das comunicações.

Mas presidente da Skype Josh Silverman disse acompanhamento da China era “conhecimento comum” e que Tom Online, tinha “os procedimentos estabelecidos para cumprir as leis e regulamentos”.

“Esses regulamentos incluem a obrigação de controlar e bloquear as mensagens instantâneas que contenha certas palavras consideradas ofensivas pelas autoridades chinesas”, disse ele.

Sr. Silverman disse que tinha sido Tom Online que solicitou para bloquear determinadas mensagens e depois apagá-las e ele seria investigando por que havia mudado a política para permitir que a empresa faça o upload e armazenar essas mensagens.

Embora a utilização da internet na China é alta, as autoridades impediram, durante muito tempo os cidadãos de acessar sites que são considerados politicamente sensíveis.

Empresas como Google, Microsoft e Yahoo têm sido criticadas por grupos de direitos humanos da China que adere à regulamentação rigorosa.

Anúncios

4 Responses to “China espiando mensagens no Skype”

  1. Seu Madruga Says:

    Haja paciência para fazer isso.

  2. Cristian Says:

    o.Õ’


  3. realmente, haja paciência!
    cara tem que ter muita paciencia mesmo para espionar as msgs no sKipe, além de que isso é invasão de privacidade!

  4. Paulo Says:

    Sao unsa deliquentes esses chineses


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: