Admirável Mundo Novo

02/01/2009


É interessante observarmos o quão a tecnologia mudou o modo de viver, de agir e de pensar do ser humano, as novidades vão surgindo uma-a-uma adicionando cada vez mais tarefas funcionalidades a vida de todos nós, os leitores do WindowsNET e de outros blogs do gênero creio eu que a cada novidade sentem mais sede de informação, cada vez mais conectividade, mais mobilidade, enfim, mais novidades Hi-Tech

Um exemplo disso são os vídeos (nem tanto) futurísticos de empresas como Microsoft, Google, Apple, IBM, HP, Nokia, Sony Ericsson entre muitos outros “mentores” dos cenários futuros.

E se pararmos pra observar cada uma das nossas atividades diárias imagine quantas delas você executaria sem energia elétrica, sem computadores, sem MP3 players, celulares, etc…

Mas, graças a Deus, nada é perfeito, isso tudo que facilita sua vida também traz muitos malefícios, e você pode observar bem que eu posso citar os mesmos itens indispensáveis acima, como o uso prolongado do computador, os problemas auditivos referente ao uso de fones de ouvidos de MP3 players e celulares e a radiação emitida por esses aparelhos, isso sem mencionar sequer os impactos ambientais quando esses produtos são descartados.

Em um futuro bem próximo teremos letreiros eletrônicos por toda a parte, imagine o quão será dificil nos concentrarmos em cores ou em alguma mensagem, tudo será eletrônico, haverá um painel colorido em cada eletrodoméstico, porta-retratos digitais, laptops, computadores, geladeiras, micro-ondas, fogões, mesas, portas e mais coisas mais estranhas que você possa imaginar, bicicletas, cadeiras,  paredes (isso já existe), canecos (isso também), pratos, máquinas de lavar e quantas coisas mais vocês acharem que não há necessidade. O celular há uns vinte anos atrás por exemplo, não era uma necessidade.

Mas isso tudo tem seu lado bom: A tecnologia trouxe mais capacidade do ser humano de se organizar e de aprimorar tudo o que faz, sempre há uma pessoa a imaginar como ele poderia melhor algo, de alguma forma, possa ser até uma algo que já exista e se não existir uma forma ele faz questão de invetar alguma…

Uma ideia muito louca legal é o “Acelerômetro” que é a mesma tecnologia que permite um landscape view nos celulares Sony Ericsson e no iPhone assim como a excelente jogabilidade do Wii por meio daquele joystick em formato de bastão, aquela função de balançar o celular e ele fazer alguma coisa, bom eu conheço alguns poucos modelos, mas também imagina se todo celular fizesse isso, todos nós andariamos nos balançando pelas ruas, seria no minimo cômico ou constrangedor.

Outra coisa que está invandindo o mercado é o touchscreen, que nos dá a capacidade de controlar equipamentos literalmente na palma da mão, o maior exemplo que temos é o iPhone e o HP Touchsmart que pelos vídeos que assisti umas 4 a 5 horas usando ele direto pelo menos eu estaria com uma boa cãimbra ou outra lesão nos braços de tanta coisa que eu faço na frente do PC.

Fora essas ideias não pensadas temos as pensadas mas ignoradas como a degradação ambiental, me pergunto quanto de vocês tem monitor LCD e quantos pretendem obter um, o que poucos sabem é que o LCD é o responsavél pela emissão do maior poluente químico o que, infelizmente, não muda a ideia de ninguem adquirir um, existem até outras soluções verdes mais nem tanto acessíveis, e é aí que esperamos que o mundo olhe isso, que para resolvermos o problema na camada de ozônio precisamos resolver um maior, que é o buraco na camada social.

Dessa forma as grandes indústrias fazem-nos adquirir suas porcarias seus produtos. Uma imagem clara disso é o nosso adorado iPhone que a cada lançamento peca em funcinalidade e mantém a sua receita de sucesso, mantendo a máxima de que “em time que está ganhando, não se mexe”. Ele continua se mostrando um telefone do futuro, de vinte anos atrás.

Toda essa mudança criou um novo tipo de ser humano, chamada por muitos de Ser Humano 2.0, que adquire capacidades e melhora constantemente. Antes do lançamento do iPhone muitos vislumbravam muito sobre ele, hoje ele já não é o suficiente e sequer o básico.

Fora isso podemos ver os sonhos que foram abandonados, nos anos 80 e 90 sonhavam os cientistas que no ano em que estamos (2009!) já andariamos pelos céus em carros voadores, ironicamente hoje em dia temos muito problemas com a aviação. E hoje temos coisas muito melhores do que carros voando (eu gosto de exagerar), temos computação nas nuvens, escritório on-line, streaming, coisas estão em fase de descoberta mas já fazem parte do nosso cotidiano.

O mundo hoje trabalha on-line, há uma invasão de netbooks dedicados para o acesso à internet e que fazem isso muito bem, muito bem mesmo que chegam a parecer em um certo momento que eles só servem pra isso, que  no fundo é a pura verdade, e passamos a observar isso e ver que aqueles pequenos preços de netbooks que olhamos nas lojas são na realidade exorbitântes.

Bom e pra finalizar esse assunto que não terminará nunca, o mundo está mudando e cada um de nós somos responsáveis por tais mudanças, como diria Raul Seixas “Você é capaz de sacudir o mundo!”. A partir de hoje eu convido cada um de vocês para observarem com um olhar aguçado para tudo o que rodeia você e veja uma forma de melhorar e um dia você pode construir um futuro tão promissor ou elementos essenciais pra essas mudanças, ou não, pode provar que tudo isso é uma besteira. Êita mundo flexível! Feliz 2009 e até a próxima!

Texto escrito por Neto.

12 Responses to “Admirável Mundo Novo”

  1. halex007 Says:

    que post GIGANTE :s


  2. Legal hein!
    Concordo com sua hipótese desse nosso mundo.
    !]

  3. Termidate Says:

    Caramba… Post digno de algum jornalista ou algo do genero. Consegui ler tudo. Parabéns !

  4. Fabiano Matheus Says:

    Concordo! temos coisas melhores que carros voadores, mesmo não existindo carros voadores🙂
    Computadores de bambu, celulares de milho, de que adianta? se esses mesmo são mais caros (ou nem sequer tem no Brasil)? Camada de ozônio 1 protege 10 mil destroem mais ¬¬

    Bom texto Marlon! Merecia aparecer em uma coluna de jornal😉

  5. NORBERTO Says:

    Muito bom o teu penssmento, de repente nos apercebemos
    do que nos cerca.
    Nos resta ajoelhar á beira da cama e orarmos a DEUS.
    Se voce tiver vergonha de orar a DEUS, deite em qualquer lugar e pense nele, acho que já é suficiente
    ele saber que alguém lembrou dele.


  6. Momento filosófico com Marlon Medeiros😀 Também pensei nisso um dia. Há 30 anos atrás a internet que conhecemos hoje era apenas um sonho, imagina o que nos espera daqui a 30 anos?

    Abraços!


  7. @Marlon Medeiros: Então…😛

  8. Fábio T. Says:

    eita,
    erro no título do post
    “admirável”

  9. netodj Says:

    De vez enquando venho ler isso aqui de novo e avaliar tudo que eu penso.


  10. […] Ele me convidou para fazer parte da sua equipe de blogueiros, e eu aceitei, apartir daí formamos uma equipe de dois ( ou uma dupla se você preferir), depois disso surgiram outros integrantes (mais não vêem ao caso nessa breve história), e apesar de ser o mais mais ">ausente entre eles consegui escrever uns bons posts e revelar algumas coisas que descobri nas minhas andanças por esse microondas interativo que é a internet (sim, eu gosto do #CQC), mais dentre todos os posts um me consagrou foi o Admirável Mundo Novo. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: