Macintosh completa 25 anos

28/01/2009


O primeiro computador desenvolvido pela Apple, inicialmente chamado de Macintosh, hoje , mais desenvolvido e chamado apenas de Mac, completou dia 24 de Janeiro 25 anos.

A máquina estreou em 1984 e começou uma linha de produtos  da Apple por muitos anos. O Macintosh ajudou a popularizar a combinação de interface gráfica e mouse que é hoje bem presentes.

A máquina foi revelada extremamente caro na TV usando um anúncio, dirigido por Ridley Scott e exibidos durante os E.U. Superbowl em 22 de Janeiro de 1984.

O Desktop

O projeto para criar o Macintosh foi iniciado pelo lendário desenvolvedor de computadores  Jef Raskin a máquina original tinha uma tela em uma posição vertical bege, 128k de memória RAM, unidade de disquetes interna, e com teclado e um único botão do mouse.

Apple tinha anteriormente produzido computadores usando uma interface gráfica do usuário (GUI), como o Apple Lisa. Mas essas máquinas custaram muito mais do que o original Macintosh.

Embora a Microsoft tenha lançado o seu sistema operacional – MS DOS – em 1981, não foi até 1985, um ano após a Macintosh fez sua estréia, que introduziu a sua própria interface gráfica, o Microsoft Windows. No entanto, isto não fez grande popularidade até o advento do Windows 3.x em 1990.

É incrível como Mac tenha durado tanto tempo e teve um tal impacto positivo sobre o mundo

“O Macintosh, que é relativamente de baixo preço, £ 1840 (U$ 2495) tornou-se muito acessível”, disse Mark Hattersley, editor-chefe da Macworld UK.

“Foi uma máquina extremamente popular”, disse o deputado Hattersley.

“Levou a computação desktop afastada da IBM e de volta à Apple para um bom número de anos”, disse ele. “Ela trouxe o conceito de interface gráfica de desktop para o mercado”.

O nome “Macintosh” foi alegadamente trocado pelo nome favorito de Sr. Raskin’s – o “McIntosh”.

No entanto, esta forma de o nome teve de ser alterada para evitar problemas jurídicos com outra empresa já com negociação sob esse nome.

Depois os sucessores do primeiro Macintosh foram introduzidos pela Apple, o aparelho original foi re-desenvolvido como versão de 128k.

A produção inicial do primeiro Macintosh reputadamente teve as assinaturas do desenho da equipe queimados no interior do caso.

No Reino Unido, autor de ficções científicas Douglas Adams foi o primeiro a comprar uma das máquinas Macintosh original. Em segundo lugar na linha de Stephen Fry.

Infelizmente, ele disse, ele já não possui o início de uma máquina.

Ele disse: “Oh, eu desejo que eu ainda tenha isso. Lembro-me de longe, dando-lhe, em 1986, para uma escola primária em uma aldeia em Norfolk.”

Apple Macintosh manteve o nome de muitos de seus produtos – em especial a forma abreviada de novo surgiu em 1998 com o lançamento do iMac.

iMac
O nome de Macintosh re-apareceu em 1998 como iMac.

Jason Fitzpatrick, a partir do Centro de Computação e História Haverhill, disse que agora era difícil encontrar um trabalho de 25 anos de idade de Macintosh.

Muitas delas, disse ele, sofreram o que é conhecido como “bit podridão”, no qual os chips de memória no interior da máquina se desgastavam, levando a uma perda gradual de funcionalidade.

Kevin Murrell, diretor do Museu Nacional de Informática em Bletchley Park, disse que tinha muitas máquinas trabalhando Apple, mesmo com idade superior a 25 anos.

As vendas

Mesmo novo, os “Macintoshes” tiveram seus problemas. O disco rígido externo disponível para as versões posteriores do Macintosh tiveram de ser colocado no lado esquerdo da máquina para evitar interferências com a sua alimentação.

A falta de disco rígido que significava que quem trabalha com a máquina tinha guardar tudo em um disquete, o que conduz a uma enorme quantidade de discos e leitores.

Mas apesar disto, Kevin Murrell disse que muitas pessoas tinham muito boas recordações do tempo que passaram com um Macintosh original.

3 Responses to “Macintosh completa 25 anos”

  1. Rafael Ramos Says:

    Eu tive um Macintosh! xD

  2. halex007 Says:

    lembrando que a apple comenta também 40 anos😉


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: