Internet à beira de um colapso?

04/03/2009


Exatamente, o futuro da internet é incerto. Agora você deve estar se perguntando o porquê disso, mas calma, é apenas uma hipótese que pode vir muito bem a ocorrer.

De acordo com um artigo do TechRadar, o apocalipse da internet será a grande “rachadura” que existe na rede mundial de computadores: spam, malwares e a tão famosa pirataria digital. A internet acabará se tornando inviável, spam e malwares irão nos enterrar sob tentativas maliciosas de roubar senhas, informações pessoais, propagandas de produtos miraculosos, enfim. Isso atrapalha de modo extremamente chato usuários e empresas, dando um prejuízo desnecessário. Estima-se  que em 2007, os prejuízos no mundo inteiro apenas com spam foram de 100 milhões de dólares. Existem programas que auxiliam os usuários com os “ditos cujos” spams, como o SmartScreen, do Windows Live Hotmail, porem não é capaz de impedir todos esses e-mails indesejáveis, apesar de possuírem uma vasta lista negra de emissores destes indesejáveis em nossas caixas de entrada.

Pesquisadores estudaram e, concluíram que o apocalipse da internet poderá será daqui a dois anos, e a resolução não é uma virtual, e sim, a internet tornar-se-á inviável. Legislações como o dos Estados Unidos e União Européia deram aos tribunais o direito de “parar com os infratores virtuais”, atacando aonde mais lhe dói: em seus bolsos.

O desenvolvimento de softwares mal-intencionados vem crescendo extremamente rápido, a ponto que empresas de produtos de segurança virtual, como a Kaspersky, McAfee e Symantec não conseguem dar conta de terem um banco de dados suficientemente completo, a ponto que “programas” adicionados recentemente ao banco de dados, eram novos em 2007, isso é um dos pontos mais críticos, que podem levar ao fim do uso da internet.
Se isso se tornar realidade, só teremos duas opções: tomarmos medidas severas, coordenadas e eficazes o suficiente para evitar este “apocalipse”, ou simplesmente caracterizarmos a internet como um “mundo perigoso demais para se entrar”, e deixarmos de usá-la. Isso seria como voltarmos à época da Guerra Fria, e inventarmos outra maneira de se interligarmos…

Via: Olhar Digital

10 Responses to “Internet à beira de um colapso?”

  1. Vitor F. Says:

    100 mil milhões = 100 bilhões, certo?
    Achei bem viajado o texto.
    Abraços

    • Luks Says:

      Não, 100 mil milhões é igual a 100.000.000, e 100 bilhões é igual a 100.000.000.000, você não acha que tem uma certa diferença?
      E o texto é viajado? agora vi dizer que todo dia não tem pelo menos um spam indesejavel em usa caixa de entrada?

      • Wesley Says:

        Luks Says:
        “Não, 100 mil milhões é igual a 100.000.000.”
        100 Milhões é esse valor que você colocou.

        “Mil milhões é usado em Portugal*

  2. Norberto Says:

    Voce tem toda a razão.
    Mas os grandes culpados de tudo isso somos nós.
    a maioria das pessoas não entendem ainda a internet.
    não sabem o quão podem usufruir do saber na ponta dos dedos.
    Não sabem como é fácil navegar para ampliar o conhecimento. As pessoas que fazem todos os tipos de coisas como voce menciona certamente são aquelas crianças que quebravam as vidraças e saiam correndo, são como os pichadores, são como os destruidores da propria vida se escondendo, esquecem que eles um dia terão (talvez) vidraças e paredes etc etc.
    Enfim são os anti heróis. Se realizam no anonimato, não sabem distinguir um cigarro acesso de uma banana verde porque um dia vão queimar o próprio traseiro.

  3. Diego Dutra Says:

    As profesias do Olhar Digital nunca se cumpre como foi o Olhar Dgital Disse que o Windows 7 ia bloquear programas piratas e ect… e Microsoft negou isso

  4. Anderson Says:

    Ótimo post, porém não concordo muito com essa pesquisa. A internet é, em muitos casos, uma ferramento útil e necessária, seja para a disseminação das informações, seja para jogos “idiotas” e outros , por isso acho que as pessoas não teriam todo essa negligência em relação à inviabilidade da internet, com certeza quando “a chapa esquentar” tomarão as devidas medidas.

  5. Wapapper Says:

    Discoro, “gera-se mais lucro que prejuízo na Internet”

  6. Luks Says:

    Sim, exatamente, a internet é extremamente útil, informativa e necessária, basta saber usa-lá. E quanto ao Olhar Digital, eles nunca “inventam algo” e publicam, apenas pegam conteudos de outras fontes. E no fundo, qualquer um não acreditou totalmente nisto, afinal, o que é um computador sem internet, ou melhor, o que somos nós sem interet?

  7. Diego Says:

    Meldelz Foi a coisa mais idiota que já li.
    Internet tem a crescer e não a ser boicotada.

    • Diego Says:

      Sim pra complementar.
      Todos sabemos que os Fdp Americanos Republicanos odeiam a internet.
      Bando de metido a moralista que vive no passado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: