PC Safeguard: Recurso oculto no Windows 7

04/03/2009


Windows 7 inclui um recurso (quase) oculto chamado PC Safeguard, que promete proteger sua conta de usuário e as configuração do sistema. Confira como tudo funciona e aprenda a configurar o recurso presente na versão beta do SO.


Qualquer alteração no sistema, enquanto o Safeguard estiver habilitado, será descartada na próxima inicialização. Previnindo assim a instalação de aplicações e vírus. Depois de ativar o recurso, é impossível instalar ou remover qualquer programa instalado. Para resolver isso, você deve instalar e configurar qualquer programa necessário antes de ativar o Safeguard ou, você pode desativar temporariamente este recurso, instalar e configurar o software necessário, e depois voltar a ativar o Safeguard. Dados guardados dentro da sua pasta de arquivos pessoais será eliminado quando você fizer logoff. Sendo assim, você pode até fazer downloads, criar e editar arquivos. No entanto, uma vez que fizer logoff, todos estes arquivos serão apagados – ou seja, não existirão mais. Esta é, talvez, uma das mais perigosas características do Safeguard, porque o SO não avisar sobre qualquer salvamento pendente. Em vez disso, o usuário será sempre apresentado com uma notificação ao tentar salvar qualquer arquivo no disco. Na minha opinião, isso não é suficiente. Todo usuário de Windows passa um bom tempo com seus arquivos abertos. Simplificando, você pode ir alterando seus arquivos, mas pode esquecer de salvá-los. E quando você fizer logoff?

Configurando o PC Safeguard

Para melhorar a experiência dos usuários, o recurso é quase que totalmente escondido no Windows 7. Você não poderá acessá-lo a partir do menu Iniciar > Pesquisa instantânea (Vá em frente, tentar.), nem vai encontrá-lo no Painel de Controle.
Para encontrar o Safeguard, abra (em inglês) Control Panel > User Accounts and Family Safety e, em seguida, User Accounts. (atalho: Abra o menu Iniciar e clique na sua imagem de usuário). Em seguida, clique em Gerenciar outra conta. Da lista apresentada lá, selecione a conta para o qual você gostaria de habilitar o Safeguard. Ou, se você não tiver uma conta secundário, crie uma.
Dica: Você deve instalar e configurar todos os aplicativos que você deseja disponibilizar para os outros usuários antes de habilitar o recurso. Lembre-se: Depois que o PC Safeguard estiver ativado, você não poderá fazer nenhuma alteração a essa conta, incluindo instalar ou configurar aplicações. Você pode, obviamente, desativar temporariamente o recurso para fazer essas alterações a qualquer momento, mas isto é um pouco complicado e terá que ser feito através de uma conta com poderes Administrativos.
Segredo: Você não pode usar o Safeguard com uma conta de administrador. Só pode ser usado com contas de usuário padrão. Por isso é essencial que uma nova conta de usuário seja criada. Para habilitar o Safeguard numa conta, esta deve estar deslogada no momento. Quando você clicar em uma conta de usuário comum, a opção “Change an Account display” com uma lista de opções irá aparecer. Clique em “Set up PC Safeguard”.
https://marlonpalmas.files.wordpress.com/2009/02/win7_ff_pcsg_01.jpg?w=450
Nesta tela, há basicamente duas opções. Você pode ativar (Ligar) ou desativar (Desligar) o Safeguard, e você pode escolher quais discos rígidos irá bloquear.
win7_ff_pcsg

Configuração inicial do Safeguard

Por padrão, todos os discos rígidos locais estão bloqueados para as contas de usuário com o Safeguard habilitado. Isto significa que essas contas não poderão gravar arquivos para as unidades enquanto utilizam o computador. Se você selecionar a opção “Lock hard drives (advanced)”, você pode visualizar todos os discos do seu Computador.

Você pode bloquear e desbloquear os drivers que quiser

Você pode desbloquar e bloquear a partição que quiser

Secredo: Você só pode bloquear discos rígidos, e não unidades externas, como seu pendrive ou tocador de música portátil. Isto é porque deve haver alguma forma de salvar os arquivos quando o seu usuário fizer logoff.

Utilizando o Safeguard

Quando você se loga em uma conta com o PC Safeguard habilitado, vai perceber alguma mudanças. Por exemplo, a imagem do usuário foi alterada para um simples ícone branco com o típico ícone representando um usuário.

ghjfgj

Uma conta de usuário com o Safeguard habilitado possui uma imagem de usuário especial

Quando um usuário estiver utilizando uma conta Safeguard, poderá alterar as configurações, criar arquivos, e trabalhar com qualquer programa. Então, quando o usuário faz logoff, as mudanças são removidas e os arquivos que o usuário tenha salvo no computador são excluídos, exceto os salvos em drivers externos. Sendo assim você pode muito bem salvar seus arquivos em um pendrive.

Arquivos criados na área de trabalho do Windows com o Safeguard habilitado. Permanecerão lá até que o usuário faça logoff

Arquivos criados na área de trabalho do Windows com o Safeguard habilitado. Permanecerão lá até que o usuário faça logoff

Toda vez que você inserir um disco removível, o Windows irá exibir uma janela avisando que a partir do momento você poderá salvar seus arquivos nesse disco.

jjj

Safeguard avisando da possibilidade de salvar os seus documentos importantes no disco removível

E se eu quiser instalar um programa? Não é possível: o Safeguard impede o usuário de instalar novas aplicações. Você pode até tentar modificar as configurações das aplicações instaladas, mas ao fazer logoff tudo será perdido.

FAIL ao tentar instalar o Firefox

FAIL ao tentar instalar o Firefox

Tecnicamente, várias aplicações poderão ser instaladas mesmo com o PC Safeguard habilitado. Mas ao fazer logoff as novas aplicações não existirão.

Segredo: É possível para uma conta de usuário com poderes administrativos, obter os arquivos a partir de uma conta Safeguard. Isso é bem útil caso o usuário esqueça de salvar o arquivo no seu disco removível antes de fazer logoff.

Administrador resgatando arquivos de uma conta de usuário com o Safeguard habilitado

Administrador resgatando arquivos de uma conta de usuário com o Safeguard habilitado

Conclusão

O PC Safeguard acaba sendo uma mão na roda para aqueles pais que possuem filhos que vivem fuçando o Sistema, excluindo arquivos importantes e desconfigurando os softwares instalados. Além disso, é útil também em lan houses, escolas de informática e até em ambientes corporativos. Sem esquecer das pessoas que costumam visitar sites “educativos” e não desejam compartilhar o histórico. É ótimo ver que a Microsoft está empenhada em implementar recursos úteis no Windows 7. E você, o que achou do recurso?

Este post nada mais é do que uma tradução e adaptação do artigo Windows 7 Focus: PC Safeguard. Todos os direitos estão reservados a Paul Thurott do WinSuperSite.

One Response to “PC Safeguard: Recurso oculto no Windows 7”

  1. vinihcius Says:

    Quase um LiveSession do ubuntu, voce insere o CD usa e nada é realmente instalado e salvo.

    Ps: fiquei sabendo que no RC do windows 7 é possivel retirar TOTALMENTE o Ie8


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: