Arora: Um navegador leve

20/03/2009


Confira esse navegador pouquíssimo conhecido, mas que promete ser uma solução leve ao Firefox, Opera, Internet Explorer, Chrome e Safari.Ultimamente, a “guerra dos navegadores” vem ganhando cada vez mais concorrentes. O Firefox vem crescendo cada vez mais, se mostrando uma alternativa ao Internet Explorer, talvez a melhor delas. O Opera entra na briga apresentando uma engine cada vez mais moderna, e aderente a padrões Web 2.0. O Chrome entrou na briga, mostrando que não só de extensões vive um browser. A Apple não ficou por fora, e trouxe o Safari, direto do Mac, para os PCs.

Cada navegador tem a sua vantagem, e sua desvantagem. O Firefox mostra-se amplamente expansível e rápido, porém é pesado e sua engine ainda não adotou totalmente padrões Web. O Opera é tão aderente a padrões Web, que esquece que muitos sites não são. O Chrome é um navegador que trás o básico, aquilo que todos precisamos para navegar. Uma pena só trazer isso. O Safari é, na minha opinião, o navegador mais rápido do mundo, porém falta a Apple perceber que o Safari para Windows vai ser usado por usuários Windows, e não de Macs.

O resultado dessa guerra, só o futuro poderá dizer.

Enquanto isso, existem navegadores bem desconhecidos. Ultimamente estive usando vários deles, o Maxthon, Avant, Orca, Flock, entre outros. O que mais me chamou atenção, em meio a todos esses, foi o Arora.

Arora Browser: Novo Browser Alternativo

Arora Browser: Novo Browser Alternativo

O Arora é um navegador WebKit, assim como o Chrome e Safari. Sendo que é programado em QT (linguagem famosa no mundo Linux), isso faz dele multiplataforma (existem versões para vários sistemas operacionais). O QT trás, internamente, suporte para o WebKit. Sendo que o WebKit implementado no QT, possui um grau de desenvolvimento muito mais avançado do que o WebKit comum.

O QTWebKit, é muito mais compatível e rápido que o WebKit. Fazendo do Arora, um browser rapidíssimo, e aderente tanto a padrões Web quanto a Hacks (O Arora faz 100 pontos no teste do Acid3!). O QTWebKit é muito leve. Tão leve que o Arora raramente consome mais 50MB de memória RAM.

Pelos meus testes, no Windows o programa passa uma impressão bem promissora. Ele parece estável, tem uma interface limpa. Os recursos ainda são limitados, como as primeiras versoes do Firefox, por exemplo, mas é bastante usável. Não é um navegador perfeito, nem o mais bonito, nem o mais funcional. Mas promete muito, por estar em um estágio de desenvolvimento muito alto. Uma série de programadores estão trabalhando nele e, com certeza, em pouco tempo teremos um browser que poderá concorrer com todos os outros participantes dessa “guerra”.

O que eu admirei no navegador é que ele trás algumas soluções. No Windows, é o primeiro navegador livre a usar o WebKit, para quem gosta do motor tinha que usar o Safari, que ainda está bem instável e mal integrado no Windows. Espero sinceramente que o Arora se aprimore e se torne uma grande alternativa de navegador.

13 Responses to “Arora: Um navegador leve”


  1. OBS.: o QT é conhecida no mundo Linux e é a linguagem padrão do ambiente gráfico KDE. O Chrome for Linux está sendo desenvolvida em GTK, linguagem padrão do Gnome.

    As aplicações em QT rodando no Gnome ficam com o título e as bordas com o estilo do Gnome, mais o conteúdo dele ficam normal, como se estivessem rodando no KDE.

    Aplicações em GTK rodando no KDE são um pé no saco, ficam quadradonas, com a cor escolhida para a interface do QT.

    Resultado: O Linux que deveria ser um sistema interoperável, acaba esqueçendo da interoperabilidade entre os seus próprios ambientes gráficos.

  2. Marcos Says:

    Uso o Flock, tirando a parte que ele demora, quando abre a primeira vez. Pra mim é o melhor navegador. Mais como sou apressado fico com raiva, pq ele demora a abrir. ;x

  3. juniorgangster Says:

    Pra mim o firefox ainda é o melhor

  4. Axys Says:

    Ele é bom, mas ainda tem que melhorar algumas coisas para poder “bater de frente” com Internet Explorer, Firefox e Safari.
    Eu gosto muito do Safari, mas também não abro mão do Firefox. O Chrome é muito bom, além de sua engine ser baseada no Internet Explorer, ele é uma ótima alternativa.
    É uma disputa que não vai acabar nunca, sempre vão chegar novos navegadores, novas versões, uma melhor que a outra. É impossível definir qual é o melhor navegador.

  5. Rodrigo M. Says:

    Resultados aqui: IE=20/100
    FF=72/100
    Chrome=78/100
    Pra mim, o Chrome é o melhor.

  6. Gutuu Says:

    Agora eu estou usando o IE8, pra mim
    esta sendo bom, se bem que as novidades
    dele já não eram mais novidades nos outros,

    Mas pra mim até agora ele é o melhor
    pois alem de ter fortes pontos-fortes
    ele tem fracos pontos-fracos..

  7. gil Says:

    BOM, você ainda não conhecem o GreenBrowser… com certeza vale a pena testar.. Já testei todos os browser que encontrei por ai.. e até agora este é o que mais me agradou pela RAPIDEZ e TOTAL CONFIGURAÇÃO. Tem os mesmos e melhores recursos que o Firefox e também do IE.
    Não apresenta qualquer incompatibilidade com qualquer site.. Abre tudo e perfeitamente…
    Até agora pra mim é o melhor.. O segundo lugar o Firefox.
    Deixei de usar o firefox e troquei pelo GreenBrowser

  8. walmes Says:

    Simples e rápido, porém não abre o Hotmail. Se alguem puder me ajudar! Mesmo assim vale a pena experimentar!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: