Microsoft concorda em oferecer navegadores rivais no Windows

18/12/2009


Termina finalmente o caso antitruste contra a Microsoft após a empresa concordar em oferecer aos clientes uma escolha de navegadores rivais.

O acordo, anunciado em Bruxelas, diz que a Microsoft deve começar a oferecer, nos próximos 5 anos, a escolha de até 12 outros navegadores de empresas concorrentes, incluindo do Google e da Apple, em seu Sistema Operacional.

Usuários do Windows na Europa, que escolheram o Internet Explorer como seu navegador padrão irão receber através de uma atualização uma opção de alterar o browser padrão para outros, rivais do IE.

Para a Microsoft, a solução é um contraste com o seu primeiro conflito com a União Europeia. Este processo terminou em Outubro de 2007 quando a Microsoft desistiu  do famoso caso em que que teria abusado da posição dominante do Windows para estabelecer uma base de usuários para seu navegador e seu media player, já que a maioria dos usuários não costuma mudar os aplicativos padrões que já vem instalado no computador, por pura preguiça ou falta de informação.

A Microsoft lutava pelo caso há quase uma década. E acabou por pagar multas que totalizam mais de 2 bilhões de dólares. Na época, dois meses depois de a Microsoft desistir do caso, a Opera, fabricante do ótimo navegador norueguês que ninguém usa, arquivou a queixa sobre navegadores, instigando o segundo caso.

Em julho deste ano, a Microsoft propôs um plano de distribuição dos navegador que, após o ajuste para apaziguar os rivais, levou à proposta de uma solução.

image

Vale lembrar que, por hora, a mudança só se aplica ao mercado europeu.

Fonte: WinAjuda e Neowin.

4 Responses to “Microsoft concorda em oferecer navegadores rivais no Windows”


  1. tem coisas que não da pra entender…

    a microsoft nunca obrigou ninguem a usar o IE, apenas não existiam opções melhores no mercado.

    quando apareceram firefox e chrome, as coisas mudaram.

    mas se a microsoft quer fazer a chance de escolha, que cada uma faça sua escolha de forma tranquila.

  2. Matheus B Says:

    @Celso

    Ñ é q a Microsoft obriga as pessoas a usarem, mas como muitas são ‘leigas’, como foi dito ‘por pura preguiça ou falta de informação’ elas acabam usando o que derem pra elas.
    Se vc der uma fruta, mas n der uma faca, a pessoa se vira como pode pra comer.
    Se entendeu, percebe q se ninguém mostra como pode ser melhor trocar d navegador, ela vai continuar usando.
    N tem muito sentido isso, mas acho q vale ;D

    @WindowsNet – Post

    Acho muito certo isso, o Ie ñ o melhor navegador, por isso opções devem ser oferecidas, para q a pessoa escolha se deseja ou não ele.

    @WindowsNet – Blog

    Vc’s tem contas no Google Wave? Se tiverem, pq não convidam os usuários (que tenham) para criar uma Wave com sugestões para posts?
    Seria interessante.
    Add la: 0.bandoch.0@googlewave.com

    FLw
    Abrçs


  3. Bem que por mim tinha que colocar em todo lugar, não só na Europa. Eu sou Webdesigner e criar um site compatível com o IE é a coisa mais difícil da face da terra. Sempre os sites que faço dão problema no IE e em todos, repito, todos os outros sem problema algum. Não só isso, acho que a M$ tinha que desistir do projeto IE e criar um navegador de verdade pra colocar nos SO!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: