Plugins terão processos separados do navegador, impedindo travamentos.
O Mozilla Firefox 3.7, que deverá trazer um novo visual, está atualmente em seu segunda Alpha. Nesse segundo alpha, uma novidade interessante: os plugins tem seus processos separados do processo do Firefox.
Muitas das vezes que o Firefox trava, a culpa não é do navegador, e sim de algum plugin que funciona por baixo dos panos, como o Flash, por exemplo. Quando o Flash travar, o Firefox não será afetado. Apenas o elemento em Flash não irá carregar. E para resolver o travamento do plugin, é só atualizar a página.
Aliás, vale esclarecer que a novidade vale para plugins, e não extensões. Provavelmente a divisão de processos para extensões e, quem sabe, abas, será implementada posteriormente.
A pré-visualização de abas no Windows 7, que chegou a ser suportada no Firefox 3.6 mas acabou sendo retirada no meio do desenvolvimento, está de volta no Alpha 2 do 3.7:
O download do alpha 2 com as novidades pode ser feito aqui, em inglês. O uso no dia-dia não é recomendado, visto que esta é uma versão alpha – ou seja, nem mesmo beta – e pode conter bugs. É recomendado apenas a instalação para que você teste e reporte bugs a Mozilla.
Imagens do post cedidas por Wesley Cota.
Via WinAjuda
**
UPDATE 19h00: Você pode ter lembrado que o Firefox 3.7 foi cancelado. Essa versão alpha deveria ser a do Firefox 4.0 mas, não sabemos porque, está sendo chamada de 3.7 pela Mozilla. Será que esse release está de volta aos planos da Mozilla?
Isso já tem no chrome a um tempão. -.-